Imprimir

Conheça as boas sementes para reflorestar a Amazônia

Escrito por Romerito Aquino (*) em .

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Quer plantar em áreas abandonadas ou degradadas da Amazônia? Além de consultar profissionais do setor, leia, então, o livro “Coleta e manejo de sementes florestais da Amazônia “, que tem ajudado muito os agricultores a produzir com qualidade mudas de espécies florestais que se destinam a reflorestar a região da última grande floresta tropical do planeta.

Tipos de sementes florestais existentes na Amazônia - Foto Síglia SouzaTipos de sementes florestais existentes na Amazônia - Foto Síglia Souza

O livro em questão foi escrito pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Lucinda Carneiro Garcia, doutora em Tecnologia de Sementes Florestais; Silas Garcia Aquino de Sousa, doutor em Conservação da Natureza; e Roberval Bezerra Monteiro de Lima, doutor em Silvicultura.

Esses pesquisadores asseguram que a demanda por sementes arbóreas nativas da Amazônia tem se elevado em consequência dos desmatamentos realizados de forma desordenada e sem manejo florestal. A pesquisadora Lucinda Garcia, por exemplo, esclarece que é importante efetuar a coleta de sementes florestais na época certa.

A Amazônia possui diversos tipos de sementes florestais - Foto DivulgaçãoA Amazônia possui diversos tipos de sementes florestais - Foto Divulgação

Produção de mudas de qualidade

Da mesma forma, segundo a pesquisadora, também é importante proceder o manejo adequado desse insumo, atentando para as características peculiares a cada espécie. Isso visa conservar as sementes e o máximo de aproveitamento no processo germinativo para a produção de mudas de qualidade e em quantidade suficiente, garantindo o fornecimento desse material aos programas de reflorestamento e reposição florestal.

Tendo um formato pequeno e uma linguagem bastante acessível, o livro já se encontra em sua 2ª Edição e traz, no total de 42 páginas, informações sobre a seleção de matrizes florestais, coleta de sementes florestais, agentes dispersores de sementes, manejo de sementes florestais nativas da Amazônia, comportamento de sementes florestais em relação à tolerância à secagem e quebra de dormência de sementes florestais.

O livro faz parte da série “ABC da Agricultura Familiar”, editado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF). Para adquirir a publicação, os interessados podem comprar pelo site www.embrapa.br/livraria, pelo preço promocional de R$ 4, ou diretamente na Livraria Embrapa, localizada em Brasília (DF). Informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3448-4236.

(*) Com Síglia Souza, da Embrapa Amazônia Ocidental.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn