Imprimir

Uma nova Rio Branco nas mãos de Marcus Alexandre

Escrito por Tião Maia (*) em . Publicado em Artigos

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Até os seus mais ferrenhos adversários admitem que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, é um político diferenciado. Diferenciado porque, num momento em que a política brasileira e seus personagens atravessam um momento muito difícil, com a quase total desclassificação e desmoralização da categoria, ele se afirma e reafirma como um homem que pode indicar exatamente aquilo que os velhos pensadores do sistema, talvez os gregos das antigas Agoras, pugnaram: a política é a arte e a ciência de fazer o bem por meio de homens honestos e cuja vida é oferecida à sociedade para servi-la e não ao contrário.

Prefeito Marcus Alexandre e senador Jorge Viana visitam as obras do Shopping Popular - Foto: Assis Lima/Ascom-PMRBPrefeito Marcus Alexandre e senador Jorge Viana visitam as obras do Shopping Popular - Foto: Assis Lima/Ascom-PMRB

Ao se observar as obras executadas pela Prefeitura de Rio Branco, iniciadas no primeiro mandato de Marcus Alexandre e aceleradas agora antes de completar o segundo ano de seu segundo mandato, em relação à mobilidade urbana e outros benefícios à cidade, é possível ver que Marcus Alexandre não é só um político diferenciado; é também um técnico no exercício de uma função política cujo maior compromisso é o bem-estar de sua comunidade.

Nesta edição, a de número 60 de um jornal semanário Expresso Amazônia, mostra um pouco do enorme e largo trabalho da Prefeitura de Rio Branco, sob a batuta do prefeito Marcus Alexandre, na melhoria das vias de transportes da cidade, como é o caso da Estrada da Jarbas Passarinhos, uma obra que vai beneficiar pelo menos duas regionais – a do São Francisco e do Tancredo Neves, o que inclui pelo menos 50 bairros e um contingente populacional superior a 100 mil pessoas. Há em andamento outras seis grandes obras no mesmo sentido.

É claro que, para isso, ele não está sozinho. Conta com um leque de apoio que engloba senadores, deputados federais e estaduais, além do governo do Estado, do qual o prefeito sempre foi um parceiro orgulhoso. Diz claramente que, não fossem esses apoios, ele não teria conseguido realizar as obras que levaram, em 2014, a absoluta maioria dos eleitores da capital a indicá-lo para um segundo mandato.

Como proposto e cumprido aos longos dessas 60 edições, nossa atividade e foco não é a política. Mas, ao falarmos da administração Marcus Alexandre, não falamos de pessoas nem de política. Falamos de fatos. E contra fatos não há argumentos, sentencia o axioma comum: Marcus Alexandre, em termos administrativos, técnicos e políticos, foi o que de melhor já aconteceu na história política e administrativa de Rio Branco, podendo, sem favor algum, ombrear-se à administração do homem que começou toda a revolução que o Acre, notadamente Rio Branco, vivencia, o atual senador Jorge Viana, cuja vida pública também foi inaugurada por um bem-sucedido mandato na Prefeitura de Rio Branco. É ainda um prefeito à altura de Raimundo Angelim, o atual deputado federal que deixou a Prefeitura, nos seus oitos de mandato, sem nenhuma mácula capaz de desabonar sua conduta de honrado homem público.

Como na época não havia o instituto da reeleição, Jorge Viana ficou adstrito a um único mandato e quando deixou o cargo, para ficar dois anos fora da vida pública, muita gente, literalmente, chorou. Com Marcus Alexandre, a situação é diferente - mas nem por isso menos elogiável em relação a Jorge Viana, que é, hoje, o único parlamentar do Acre a fazer parte dos cem mais importantes líderes do Congresso Nacional: Marcus Alexandre está no segundo mandato e faz da vida pública o bom combate em favor de quem precisa. Que venha o futuro!


(*) Jornalista. Este artigo está sendo publicado como Editorial da edição 60 do semanário econômico EXPRESSO AMAZÔNIA.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn