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Restaurante “Feijão com Arroz” é sucesso no Acre

Escrito por Juracy Xangai em .

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Feijão com Arroz é um restaurante popular que chama atenção pela variedade e boa qualidade dos alimentos com preço popular

Casa cada vez mais cheia no restaurante Feijão com Arroz - Foto Juracy XangaiCasa cada vez mais cheia no restaurante Feijão com Arroz - Foto Juracy Xangai

Vinicius Alexandre Vandress é um empreendedor ligado no seu tempo e nas oportunidades de negócio que a ocasião e o mercado vão criando a cada momento. Foi assim que depois de manter por 17 anos várias lojas no ramo dos equipamentos e jogos eletrônicos, percebeu seu negócio ir fraquejando diante das ofertas e vendas diretas pela internet, além da crise que esvaziou o bolso dos brasileiros. Assim, de um salto, vendeu suas lojas e comprou um restaurante popular que vende a R$ 10 o prato em sistema de self service livre.

“Em momentos de crise, é preciso mudar o sistema da empresa ou até, como eu fiz, mudar o ramo de negócio. Mudei porque o mercado dos equipamentos e jogos eletrônicos agora são mais vendidos pela internet porque as pessoas aprenderam a confiar nas vendas à distância e o mundo do comércio, até supermercados, estão migrando para esse sistema”, explica Vinicius.

Quando um meio de negócio fraqueja é preciso estar atento para as novas oportunidades e Vinicius as estava procurando quando alguém ofereceu o restaurante, gostou da ideia, mas não comprou logo por impulso.

Buffet variado e sempre abastecido ampliam movimento - Foto Juracy XangaiBuffet variado e sempre abastecido ampliam movimento - Foto Juracy Xangai

“Quando o dono me ofereceu, vi uma oportunidade possível, mas como nunca tinha trabalhado com isso, propus que eu passaria 30 dias dentro do restaurante auditando todos os custos de manutenção da cozinha e o movimento dos clientes. Aprendi muito com isso e os resultados foram bem melhores do que eu esperava. Fechei a compra e assim nasceu o Feijão com Arroz. Aplicando meus conhecimentos de gestão, reduzi uma série de custos do negócio porque, trabalhar com comida é tudo medido, pesado e contado, se bobear, dá prejuízo”, adverte o comerciante.

Segundo ele, outro detalhe importante é estar sensível à mudança de ambiente. Por exemplo, nas lojas de eletrônicos trabalhava mais com jovens, no restaurante com mães e pais de família mais experientes que tem outros valores. Além disso, o próprio meio é composto por outros tipos de pessoas mais voltadas aos detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso destes negócios da alimentação.

Concorrência não dá o menor problema

Criar um restaurante popular praticamente em frente ao Mercado Elias Mansour e o Camelódromo, onde existem dezenas de pensões vendendo comida praticamente ao mesmo preço que o dele, foi um desafio encarado com naturalidade pelo comerciante Vinicius Vandress.

Clientela aumenta pelo conforto, preço e qualidade - Foto Juracy XangaiClientela aumenta pelo conforto, preço e qualidade - Foto Juracy Xangai

“Além da boa comida, as pessoas hoje exigem conforto, qualidade e variedade para poder montar seu prato à sua maneira. Por isso apostei num cardápio variado de verduras e frutas, além de massas e carnes. Além disso, temos um ambiente amplo, limpo e ventilado com uma tevê apresentando jornais e outros vídeos com pegadinha engraçadas. A fórmula é simples e nestes cinco meses que estamos à frente vem apresentando ótimos resultados com uma clientela crescente”, esclarece.

Nesse tempo, o restaurante que ganhou lojistas e funcionários públicos como clientes iniciais, foi sendo descoberto pelas pessoas que moram nos bairros ou zona rural e vão ao centro em busca de documentos e compras, antão aproveitam para fazer uma boquinha no Feijão com Arroz.

Movimento alto exige reabastecimento constante das bandejas - Foto Juracy XangaiMovimento alto exige reabastecimento constante das bandejas - Foto Juracy Xangai

“Nosso público vem aumentando cada vez mais, há cerca de um mês passamos a ser frequentados por estudantes, especialmente grupinhos de amigos ou casais de namoradinhos, os quais acredito que perceberam que é melhor almoçar bem do que gastar R$ 10 para fazer um lanche nem sempre tão saudável. Digo isto porque percebo pelo físico que a maioria dos garotos tem físico de quem frequenta academia, já as meninas, em sua maioria preferem uma sala de verduras, frutas e um filézinho de peito de frango grelhado que é mais diet”, assinala.

Estar atento às tendências pessoas dos clientes faz toda a diferença para garantir o sucesso do negócio, por isso já a partir desta semana Vinicius decidiu incluir o churrasco no cardápio de carnes que já contava com a presença permanente da carne de panela, galinha caipira, bife e frango grelhados na chapa, peixe frito ou cozido, almôndegas e quibes fritos ou assados.

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