Imprimir

Roupas especiais para ficar em dia com a saúde

Escrito por Tião Maia em .

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Chega em Rio Branco loja de roupas que barram ação dos raios ultravioletas e outros males causados pelo sol

Lojas Litoraneus está instalada agora no Via Verde Shopping, em Rio Branco - Foto DivulgaçãoLojas Litoraneus está instalada agora no Via Verde Shopping, em Rio Branco - Foto Divulgação

Numa época em que o Acre registra altas temperaturas de até 40 graus e o sol faz aumentar os riscos de danos à pele por causa da emissão de raios ultravioletas, chega a Rio Branco (AC) uma loja que oferece marcas de roupas e acessórios com capacidade de proteção contra essa ação danosa.

Trata-se da loja “Litoraneus”, uma marca espalhada por todo o país com mais de cem lojas e que se instalou no estado no último dia 18, no quiosque 37, do Via Verde Shopping. A tecnologia tem o certificado da Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa), que avaliou o grau de proteção das roupas através de testes laboratoriais, e desenvolveu uma norma que permite graduar o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) dos tecidos.

Modelo veste roupas capazes de repelir a ação dos raios ultravioletas - Foto UV ProtectionModelo veste roupas capazes de repelir a ação dos raios ultravioletas - Foto UV Protection

A Austrália é pioneira nas roupas com proteção ultravioleta devido à alta incidência de radiação em seu território e a pele clara da população local. De acordo com os proprietários da loja, os raios UV incidem o dia inteiro durante o ano todo e, por isso, é recomendável o uso das roupas especiais.

As roupas têm os fios impregnados com filtro solar e surgiram em função da necessidade de se ampliar a eficiência em proteger a pele da perigosa radiação ultravioleta proveniente do sol. A tecnologia oferece aos clientes peças exclusivas, com proteção permanente – que não sai com as lavagens –, para toda a família. A marca também é aconselhada por dermatologistas e fisioterapeutas. “Eu recomendo”, diz o fisioterapeuta Sebastião Bruzugu.

Segundo a dermatologista Selma Cernea, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essas roupas são feitas com tecidos especiais que realmente protegem a pele da radiação. “Esses tecidos têm na sua tecelagem o acréscimo de produtos fotoprotetores e, até onde nós conhecemos, são realmente eficientes”, afirma Cernea.

As roupas especiais são produzidas para ambos os sexos e em todos os tamanhos - Foto UV ProtectionAs roupas especiais são produzidas para ambos os sexos e em todos os tamanhos - Foto UV Protection

Efeitos podem ser positivos ou negativos

A radiação emitida pelo sol é dividida em 3 subintervalos: UV.A, UV.B e UV.C. Cada um desses intervalos exerce um efeito diferente sobre os seres humanos. Conforme o tempo e a intensidade da exposição, os efeitos podem ser positivos ou negativos. A Síntese da vitamina D3, benéfica ao organismo, é formada com apenas 10 minutos de exposição por dia. Porém, quando a exposição é excessiva, pode gerar envelhecimento precoce e câncer de pele.

A radiação UV.A é presente durante o ano todo, e atinge a pele quase que da mesma forma, tanto no inverno quanto no verão. Os raios UV.A penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparência. Essa radiação também tem uma participação em alergias e predispõe a pele ao surgimento do câncer.

Já a radiação UV.B é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra e é responsável por danos a pele. Esse tipo de radiação ocorre mais durante o verão, penetrando superficialmente na pele e é responsável pelas queimaduras do sol. Esse tipo de radiação é mais invisível. “Às vezes, as pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mais os raios UV.B favorecem muito o envelhecimento precoce da pele”, assinala a dermatologista Soraya Oliveira, do Hospital Fundação Hospitalar, de Rio Branco.

As peças também são produzidas em estilo esportivo - Foto UV ProtectionAs peças também são produzidas em estilo esportivo - Foto UV Protection

Os proprietários da marca que acaba de se instalar em Rio Branco dizem que o produto traz basicamente dois tipos de tecidos. Um deles possui a proteção em sua própria estrutura, por ser feito com fios especiais à base de dióxido de titânio. O outro tipo é um tecido comum, que recebe um aditivo que funciona como absorvedor de raios UV.

Em alguns casos, a proteção do segundo tipo pode durar um número determinado de lavagens. As roupas especiais são recomendas especialmente para crianças de até seis meses, que devem evitar filtro solar devido ao risco de alergia, e para idosos e pessoas que fazem exercícios ao ar livre regularmente. Selma Cernea estende a recomendação para todas as pessoas que têm doenças de pele desencadeadas pelo sol e para os trabalhadores que exercem atividades externas.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn