Imprimir

EDITORIAL E COLUNA EXPRESSINHAS

Escrito por Redação em . Publicado em Editorial

A grande ferrovia parte rumo ao Pacífico

O trajeto completo da Ferrovia Transoceânica do Rio de Janeiro ao Pacífico peruano - Foto Reprodução TVCAO trajeto completo da Ferrovia Transoceânica do Rio de Janeiro ao Pacífico peruano - Foto Reprodução TVCA

A edição 79 do jornal Expresso Amazônia traz como destaque o projeto da ambicionada obra capaz de ligar os oceanos Atlântico, no Brasil, e o Pacífico, no Peru, a chamada Ferrovia Transoceânica, que deverá ser construída a um custo de 30 bilhões de dólares e que acaba de dar mais um passo rumo à sua concretização.

Antes do Carnaval, representantes dos governos do Acre, liderado pela vice-governadora Nazareth Araújo, de Rondônia e de Mato Grosso se reuniram em Ji-Paraná (RO) com uma comitiva chinesa de 23 empresários, que têm negócios no Brasil e a pauta do encontro foi a retirada do projeto do papel para a construção da Ferrovia passando pelo território acreano.

Os debates em torno desta obra vêm desde maio de 2008, quando ela foi incluída no Plano Nacional de Viação. De acordo com projeto inicial, a Ferrovia Transoceânica - também conhecida como Ferrovia Transcontinental e Ferrovia Bioceânica - ligará o litoral norte do Rio de Janeiro à malha ferroviária do Peru, passando pelas cidades de Campinorte (GO), Lucas do Rio Verde (MT), Vilhena (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boqueirão da Esperança, na fronteira do Brasil com o Peru. A extensão total é estimada em 4.400 km.

O jornal também destaca a denúncia feita por entidade internacional sobre a grave ameaça de extinção, por ação de madeireiros e plantadores ilegais de coca, que recai atualmente sobre a floresta amazônica de 624 mil km² da vizinha Colômbia, equivalente a 8% de toda a floresta amazônica sul-americana, que faz parte do mesmo gigantesco ecossistema onde está situada a Amazônia brasileira.

Outro destaque da edição é a consulta pública aberta pelo governo do Acre para executar o seu Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas (PPCCDQ), que estará disponível até quatro de março no portal da Secretaria de Meio Ambiente (www.sema.ac.gov.br) e no site da Agência de Notícias do Acre (www.agencia.ac.gov.br).

A edição desta semana fica completa com as reportagens sobre os peixes que já estão esperando os consumidores no mercado durante o período da quaresma, sobre a situação em que vive o comércio de Rio Branco entre crise e novas oportunidades, sobre a manicure da fronteira que ajuda a sustentar a família criando e vendendo unhas postiças e sobre a família que se expandiu no comércio da capital acreana vendendo fraldas. Boa leitura a todos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COLUNA EXPRESSINHAS

Sede do TRE do Acre - Foto DivulgaçãoSede do TRE do Acre - Foto Divulgação

Leilão de veículos I - O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) vai leiloar, no dia dois de março, pelo menos cinco veículos, em bom estado de conservação. O evento ocorrerá no plenário do Tribunal, situado na Rua Antônio da Rocha Viana, a partir das 9 horas. O leilão será do tipo maior lance ou oferta, e terá alienação de carros de passeio do tipo sedan e caminhonetes, previamente avaliados pela Comissão de Leiloeiros do TRE.

Leilão de veículos II - Os veículos estão à disposição dos interessados para inspeção, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18 horas, podendo ser vistoriados mediante agendamento junto à Seção de Segurança e Transporte, pelo telefone (68) 3212-4488. Poderão participar do leilão, oferecendo lances, pessoa física, identificando-se por meio da carteira de identidade e CPF, e pessoa jurídica, por meio de representante munido da carteira de identidade, CNPJ da empresa e procuração/carta de preposição. Outras informações sobre o edital poderão ser consultadas na Seção de Compras, Licitação e Contratos pelos telefones (68) 3212-4427/4453/4426.

Modelo construído pela Sugoi - Foto SugoiModelo construído pela Sugoi - Foto Sugoi

Residencial Clube I - Acaba de instalar em Rio Branco a SUGOI, uma Incorporadora e Construtora, que passará a funcionar no Via Verde Shopping. Ali a empresa vai apresentar seu conceito na construção do futuro condomínio residencial e clube de Rio Branco. Trata-se do Residencial Sports Gardens da Amazônia e será o primeiro condomínio-clube da capital. Os visitantes do Shopping podem conhecer o conceito do novo residencial e realizar um pré-cadastro (ou ficha de interesse) para ser um dos compradores do residencial. A previsão de lançamento para venda efetiva é em abril deste ano.

Residencial Clube II - A SUGOI Incorporadora e Construtora possui 30 anos de experiência em gestão e atuação no segmento de moradia. Focados em empreendimentos residenciais de padrão médio e econômico, a empresa é referência no mercado do ramo. Atualmente já está presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mauá, Francisco Morato, Campinas, Paulínia, Salto, São José do Rio Preto e Caçapava, todas no estado de São Paulo e com mais de 10.000 unidades em desenvolvimento e execução.