Imprimir

Prefeitura de Rio Branco acelera obras no verão amazônico

Escrito por Romerito Aquino (*) em . Publicado em Especiais

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Prefeito Marcus Alexandre estimula ações de infraestrutura, esporte, lazer, saúde, cidadania e apoio a moradores de rua

Prefeitura acelera obras de pavimentação de ruas no verão atual - Foto Secom-PMRBPrefeitura acelera obras de pavimentação de ruas no verão atual - Foto Secom-PMRB

O rigoroso inverno amazônico só permite acelerar trabalhos de infraestrutura urbana ou rural nos poucos meses do verão amazônico, que se concentram invariavelmente entre junho e setembro ou, no máximo, até outubro de cada ano.

É o que está fazendo há mais de dois meses a prefeitura de Rio Branco, que vem intensificando, através da Emurb, todos os serviços de manutenção e recuperação das ruas da capital acreana, que saem desgastadas dos longos meses de inverno e de chuvas na região amazônica.

Todo esse trabalho, que vem sendo executado diariamente por 10 equipes de trabalho, com ações bem planejadas e executadas em parceria com o governo do estado, se destina a aproveitar o máximo do verão atual para melhorar as condições de trafegabilidade das vias estruturantes, dos corredores de ônibus e das ruas dos bairros da capital acreana.

Marcus Alexandre e Edvaldo Magalhães inspecionam as obras da parceria entre a prefeitura e o governo do estado - Foto Secom-PMRBMarcus Alexandre e Edvaldo Magalhães inspecionam as obras da parceria entre a prefeitura e o governo do estado - Foto Secom-PMRB

Com o acompanhamento direto do próprio prefeito Marcus Alexandre, as obras de recuperação das ruas e avenidas avançam de forma acelerada para manter a trafegabilidade e a vasão normal do trânsito, evitando engarrafamentos ou acidentes que retardem a mobilidade das pessoas de suas casas para o trabalho e vice-versa.

Paralelo às obras de infraestrutura e de limpeza da capital, a prefeitura rio-branquense vai promovendo a inauguração de novas obras que beneficiam as comunidades dos bairros, principalmente os situados nas áreas mais carentes da periferia da cidade.

Programa Prefeitura na Comunidade também atende o pessoal da área rural da capital acreana - Foto Secom-PMRBPrograma Prefeitura na Comunidade também atende o pessoal da área rural da capital acreana - Foto Secom-PMRB

Assim aconteceu, por exemplo, com a inauguração de uma quadra esportiva e uma praça no bairro periférico da Bahia Nova, que foram entregues para a comunidade pelo prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana (PT-AC), autor da emenda de R$ 236 mil que permitiu a construção das duas obras através de convênio da prefeitura com o Ministério da Defesa, com contrapartida de recursos próprios do município.

O projeto se constituiu na construção de quadra de areia de dimensões entre 13 e 22 metros e de quiosque, espaço multiuso coberto, playground contendo escorregador, balanço com três lugares, gangorra dupla, barras horizontais, bancos de concreto, lixeiras metálicas, iluminação e paisagismo.

Quadra de areia e praça para a comunidade do Bahia Nova - Foto Secom-PMRBQuadra de areia e praça para a comunidade do Bahia Nova - Foto Secom-PMRB

Nove anos do programa Saúde em Movimento

No mês de agosto, a prefeitura comemorou o aniversário de nove anos do programa Saúde em Movimento, que beneficia mais de três mil pessoas com atividades físicas em seus 15 núcleos espalhados pela cidade, oportunizando a prática de ginástica aeróbica e localizada, treinamento funcional, caminhada orientadas e hidroginástica, sempre acompanhados por profissionais de educação física.

Outro programa municipal que vai de vento em popa é o da Prefeitura na Comunidade, que acaba de ser realizado na Escola São Pedro I, na Vila União Benfica, situada no Km 40 da Rodovia estadual AC-40, que liga a capital ao município de Senador Guiomard e à BR-317, também conhecida como Rodovia do Pacífico.

Programa Saúde em Movimento completa nove anos em 2017 - Reprodução Secom-PMRBPrograma Saúde em Movimento completa nove anos em 2017 - Reprodução Secom-PMRB

Pelo programa, foram levadas aos moradores da localidade ações de saúde e de cidadania, com a participação de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia e toda estrutura de saúde, além de ações de diversos órgãos e secretarias do município, do governo do Estado e do Tribunal de Justiça.

Enquanto isso, prosseguiu os trabalhos de apoio aos moradores de rua feitos pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, também chamado de Centro POP. Foi o caso de Edicarlos Ferreira, que chegou em Rio Branco em 2002, trabalhava como pedreiro, mas acabou na rua por conflitos familiares e por sequelas de um acidente de moto. “Eu vim aqui, falei com as pessoas, fui bem recebido, depois encaminhado ao CAPS. Aqui, todo dia, tomo meu café, tomo um banho, converso com as pessoas e estou muito feliz”, disse Edicarlos.

(*) Com Secom-PMRB.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn